Saúde Oral e gravidez

Publicado em 27/12/2017

 
is-it-safe-to-visit-the-dentist-during-pregnancy.jpg

 

É muito frequente ouvir relatos de mulheres que sentiram uma maior ocorrência dos problemas na boca como resultado de gravidez. 

A gravidez é um momento único na vida de uma mulher e as mudanças fisiológicas que ocorrem durante esses meses podem ter efetivamente um efeito negativo na saúde oral, criando novos problemas ou agravando os existentes. 
Infelizmente, esta ocorrência é bastante frequente. Mas também há outra correlação, talvez menos conhecida, mas muito importante, que liga a saúde oral e a gravidez. A manutenção das condições ideais na boca, é essencial para o melhor resultado da gravidez e para a promoção da saúde oral do feto.

Nas últimas décadas, muitos estudos têm destacado a associação entre infecções orais maternas e acontecimentos adversos da gravidez. As evidências científicas existentes sublinham a associação entre a presença e gravidade das infecções gengivais e parto prematuro, atraso do crescimento fetal, aborto espontâneo, pré-eclâmpsia . Além disso, a possibilidade de transmissão de mãe para filho de bactérias que causam cárie dentária foi demonstrada , por exemplo, através da colher da comida para bebés.

Portanto, é muito importante que as mulheres cuidem da boca, 
fazendo consultas regulares ao dentista antes, durante e após a gravidez.

 

A importância de uma visita preventiva.

Uma sugestão que gostariamos de dar a todos os pacientes que pretendem engravidar é agendar uma consulta dentária completa para poder identificar e resolvel qualquer situação critica da boca antes da gravidez.

A saúde oral é uma componente importante da saúde geral e deve ser absolutamente preservada. A gravidez, neste sentido, é um momento-chave que deve ser seguida adequadamente para prosseguir da melhor maneira possível e garantir um futuro saudável, tanto na boca da mãe quanto na do filho.

Leia também: Cheque Dentista Grávidas

+ VER MAIS



Acordos e parcerias

Temos acordos e parcerias com diversas entidades. Para consultar lista completa clique aqui

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização