Sofre de Hipersensibilidade dentária?

Publicado em 20/06/2017

Comer gelado ou beber café causa, por vezes, uma experiência dolorosa? A escovagem ou o uso de fio dentário causam arrepios ocasionalmente? Se assim for, pode sofrer de hipersensibilidade dentária.

hipersensibilidade dentária

 

Comer gelado ou beber café causa, por vezes, uma experiência dolorosa? A escovagem ou o uso de fio dentário causam arrepios ocasionalmente? Se assim for, pode ter dentes sensíveis.

Possíveis causas incluem:

¬ Cavidades dentárias causadas por cárie
¬ Dentes fracturados
¬ Restaurações desadaptadas
¬ Gengivite
¬ Desgaste dentário
¬ Exposição de porção da raíz do dente

Em dentes saudáveis, uma camada de esmalte protege a coroa do dente - a parte acima da linha da gengiva. Abaixo da linha da gengiva, uma camada chamada cemento protege a raiz do dente. Debaixo do esmalte e do cemento existe uma estrutura chamada de dentina, que envolve a polpa dentária, o centro vital do dente.

A dentina é menos densa do que o esmalte e o cemento e contém pequenos túbulos microscópicos. Quando a dentina perde a sua cobertura protectora de esmalte ou de cemento, esses túbulos permitem que o frio, calor, doces ou ácidos atinjam os nervos e as células dentro do dente.

Os dentes sensíveis podem ser tratados. O tipo de tratamento dependerá do que está a causar a sensibilidade. O seu médico dentista pode sugerir uma variedade de tratamentos:

► Uso de pasta de dentes apropriada para hipersensibilidade:
Contém compostos que ajudam a bloquear a transmissão dos estímulos da superfície do dente ao nervo. Geralmente requer várias aplicações antes que a sensibilidade seja reduzida.

► Gel de alta concentração de flúor:
Uma técnica executada no consultório que fortalece o esmalte dos dentes e reduz a transmissão de estímulos.

► Uma coroa, restauração ou selamento de dentina: 
Estes podem ser usados ​​para corrigir uma falha, desgaste ou cavidade que resulte em sensibilidade.

► Enxerto de gengiva:
Se o tecido das gengivas "mirrar", expondo a raíz, um enxerto gengival com técnicas de microcirurgia plástica fará a reposição do tecido perdido sobre a raiz e reduzirá a sensibilidade.

► Tratamento endodôntico:
Se a sensibilidade é severa e persistente e não pode ser tratada por outros meios, o seu médico dentista pode recomendar este tratamento para eliminar o problema.

A higiene oral adequada é a chave para prevenir a dor dos dentes sensíveis. Procure o seu médico dentista se tiver alguma dúvida sobre a rotina diária de higiene oral ou preocupações com a sensibilidade dentária.


+ VER MAIS



Acordos e parcerias

Temos acordos e parcerias com diversas entidades. Para consultar lista completa clique aqui

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização