Caso Clínico - Enxerto gengival livre para tratar recessões gengivais

Cirurgia executada pelo Dr. João Paulo Nunes

Neste caso mostramos como é possível tratar um defeito gengival que afecta os dentes pré-molares superiores de ambos os lados direito e esquerdo. Este defeito gengival surge como reacção provável a um traumatismo dentário por "ranger" os dentes, uma manifestação muito comumente associada a stress.

Este caso tem indicação para um procedimento de cirurgia plástica gengival. A resseção gengival expõe a porção da raiz do dente e como consequência o dente torna-se muito mais sensível às alterações térmicas, a superfície da raiz fica mais exposta ao desgaste provocado nomeadamente pela escovagem dentária e há uma perda efectiva de suporte do dente, que pode levar a mobilidade anormal e mesmo à perda do dente em casos mais avançados. 

Confira as fotos:

1.jpg

2.jpg

¬ Situação inicial do lado direito e do lado esquerdo. Podemos verificar o desgaste de esmalte causado pelo "ranger" dos dentes e o defeito gengival com exposição da porção da raiz


¬ Animação demonstrativa da cirurgica técnica utilizada


3.jpg

4.jpg

¬ Resultado final já após o periodo de cicatrização de tecidos concluído. É notório a melhoria de qualidade dos tecidos gengivais. 

 

+ VER MAIS SOBRE CIRURGIA PERIODONTAL

Acordos e parcerias

Temos acordos e parcerias com diversas entidades. Para consultar lista completa clique aqui

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização