OCLUSÃO E DTM

Diagnóstico e tratamento dos desequilíbrios funcionais da oclusão e disfunção temporomandibular

Oclusal Anylisis

Oclusão

A oclusão corresponde a qualquer contacto entre os dentes superiores e os inferiores. No entanto, a definição só está completa quando considerado a relação dinâmica, morfológica e funcional entre todos os componentes do órgão mastigatório, dos quais, os dentes, as estruturas de suporte dos dentes, sistema neuromuscular, articulações temporomandibulares e esqueleto crâniofacial o constituem.

Verifique se a sua Oclusão é a correcta.

A Dentarmed tem à sua disposição médicos dentistas dedicados ao diagnóstico e tratamento dos desequilíbrios funcionais da oclusão.


 

MARCAR CONSULTA

Disfunção temporomandibular e dor orofacial

DTM, ou disfunção da articulação temporomandibular, é uma alteração da articulação que liga o maxilar à mandíbula que pode, por exemplo, não estar adequadamente funcional. Esta é uma das mais complexas articulações do corpo humano, responsável por mover a mandíbula para frente, para trás e para os lados. Qualquer problema que impeça a função ou o adequado funcionamento deste complexo sistema de músculos, de ligamentos, de discos de cartilagem e de ossos é chamado de DTM. Geralmente, uma DTM dá a sensação que a mandíbula salta para fora, fazendo um estalo e até bloqueando por um instante, deixando o indivíduo impossibilitado de fechar a boca. Para se apurar a causa destas situações deveremos proceder a um conjunto de observações clinicas e exames específicos.

Quais os sintomas da DTM?
Disfunções de ATM apresentam muitos sinais e sintomas. É difícil saber com certeza se sofre de DTM porque um destes sintomas ou todos eles podem também estar presentes noutros problemas.  Alguns dos sintomas mais comuns de DTM são:

  • dores de cabeça (frequentemente parecidas com enxaquecas);
  • dores de ouvido, dor e pressão atrás dos olhos;  
  • um "clique" ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca;
  • dor ao bocejar, ao abrir muito a boca ou ao mastigar;
  • mandíbulas que "ficam presas", travam ou saem do lugar;
  • flacidez dos músculos da mandíbula;
  • uma brusca mudança no modo em que os dentes superiores e inferiores se encaixam.

Acordos e parcerias

Temos acordos e parcerias com diversas entidades. Para consultar lista completa clique aqui

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização