ORTODONTIA

Problemas esqueléticos, má-posição dentárias e desarmonias oclusais

clear_aligner.jpg

O que é a ortodontia?

A Ortodontia é a área da Medicina Dentária que se relaciona com o diagnóstico e tratamento de problemas esqueléticos, má-posição dentárias e desarmonias oclusais.

A intervenção ortodôntica tem como objectivo também a correcção estética mas, principalmente,  a correcção  de problemas esqueléticos de forma a obter uma oclusão estável do ponto dentário da articulação da mandíbula. Para isso são utilizados dispositivos ortodonticos específicos: aparelhos removíveis e aparelhos fixos.


Quando se deve fazer o primeiro diagnostico ortodontico?
O primeiro diagnóstico ortodontico deve ser efectuado por volta dos 6 anos, para avaliação de problemas esqueléticos e atrasos na erupção dentária que poderão ser corrigidos com a utilização de aparelhos funcionais (fixos ou removíveis) através de uma "ortodontia interceptiva" que pode ser aplicada dos 6 aos 12 anos.

A aparatologia ortodontica fixa poderá ser colocada a partir dos 12 anos para alinhamento dentário e correcção de desarmonias na mordida do paciente. O tratamento ortodontico também pode ser realizado em adultos com bom suporte periodontal.

A evolução das técnicas e materiais em Ortodontia, permite actualmente novos métodos e mais opções a nível de aparatologia, resultando em tratamentos mais rápidos, mais cómodos e mais estéticos para o paciente.

Ortodontia convencional

A Ortodontia Convencional baseia-se na colocação de aparelho fixo com brackets metálicas e uma sequência de arcos metálicos.

Apesar de ser mais antiga, a ortodontia convencional tem inovado nos últimos anos e embora a aparatologia seja visivel do ponto de vista estético, esta é ainda uma opção cómoda para o paciente e com uma mecânica abrangente e eficaz.

Ortodontia estética

Para colmatar os problemas estéticos da ortodontia convencional, surgem os aparelhos fixos com brackets de cerâmica e arcos estéticos, que apresentam uma cor aproximada da cor do esmalte dentário, ou mesmo transparentes,  de forma a camuflar os elementos constituintes do aparelho dentário.

Embora estéticos, as brackets são mais volumosas e têm maior tendência à fractura.

Ortodontia invisível

O conceito mais inovador na estética em Ortodontia surge com a Ortodontia Invisível que se baseia em dois sistemas de última geração: Ortodontia Lingual e o Sistema Invisalign.

Na Ortodontia Lingual a aparatologia ortodontica é colocada na superfície superfície dentária não visível, permitindo um alinhamento dentário sem que o aparelho seja visível.

O Sistema Invisalign baseia-se numa sequência de goteiras transparentes, que permitem pequenas correcções de má posicionamento dentário de uma forma cómoda e invisível.

MARCAR CONSULTA
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização