Estudos mostram ligação entre Cárie Dentária e AVC

Publicado em 22/03/2017

Doenças orais podem ter consequências mais perigosas na saúde cerebral
Streptococcus-mutans6500-web.jpg

 

A saúde geral passa também pela saúde oral. Vários estudos comprovam que doenças orais podem causar distúrbios de diferentes níveis. A associação entre bactérias envolvidas no processo de cárie dentária e AVC parece exagerado? Então, aqui fica a explicação:

Os micro-sangramentos cerebrais (Cerebral microbleeds/ CMB’s) têm sido apontados como um importante marcador preditivo do acidente vascular cerebral (AVC) em vários estudos. Uma pesquisa feita em Kyoto, no Japão, sugere ainda que Streptococcus mutans, uma bactéria presente no meio oral, associada à cárie dentária, esteja envolvida no desenvolvimento dos CMB’s e, portanto, pode estar associada a distúrbios como acidente vascular cerebral e demência.

A proteína expressa na superfície de S. mutans é chamada proteína Cnm e tem afinidade para se ligar ao colagénio (componente da dentina) e à camada de colagénio do endotélio vascular, bem como ao fibrinogénio. Os pesquisadores examinaram a presença da proteína Cnm na saliva de 279 pacientes. S. mutans cnm-positivo foi associado a hemorragia cerebral por ligação a sítios danificados no endotélio vascular e por aumento da expressão da metaloproteinases, que degradam a matriz extracelular.

Os estudos mostraram que o S. mutans cnm-positivo foi detectado mais frequentemente entre os participantes com CMB’s do que aqueles sem CMB’s. Além disso, observou-se que a percentagem de pacientes com cárie dentária foi significativamente maior no grupo com S. mutans cnm-positivo.

 

 

*O estudo “Oral cnm-positive Streptococcus mutans expressing collagen binding activity is a risk factor for cerebral microbleeds and cognitive impairment“, foi publicado online em 9 de dezembro na revista Scientific Reports.




Acordos e parcerias

Temos acordos e parcerias com diversas entidades. Para consultar lista completa clique aqui

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização