Doenças do Sono

Publicado em 13/03/2023

 
os 5 distúrbios do sono mais frequentes

 

Estes são os 5 distúrbios de sono mais frequentes e que devem ser tratados por um médico especialista em sono:

  • Apneia obstrutiva do sono (AOS): A AOS é um distúrbio do sono potencialmente grave em que a pessoa para de respirar por breves períodos durante o sono. Ela é caracterizada por roncos altos e frequentes interrupções do sono, o que pode levar a sonolência diurna excessiva e aumentar o risco de doenças cardiovasculares. O tratamento pode incluir o uso de uma máscara de CPAP (pressão positiva contínua nas vias aéreas), que ajuda a manter as vias respiratórias abertas durante o sono.
     
  • Insônia: A insônia é um distúrbio do sono em que a pessoa tem dificuldade em adormecer ou permanecer dormindo. Ela pode ser causada por fatores como estresse, ansiedade, depressão, dor crônica ou uso de medicamentos. O tratamento pode envolver terapia cognitivo-comportamental, mudanças no estilo de vida e/ou medicamentos prescritos por um médico.
     
  • Síndrome das pernas inquietas (SPI): A SPI é um distúrbio neurológico que causa uma sensação desconfortável nas pernas durante o repouso, especialmente à noite. Isso pode levar a dificuldades para dormir e sonolência diurna. O tratamento pode incluir mudanças no estilo de vida, como evitar cafeína e álcool, ou medicamentos prescritos por um médico.
     
  • Narcolepsia: A narcolepsia é um distúrbio do sono raro que causa sonolência diurna excessiva e ataques de sono repentinos durante o dia. Ela pode ser causada por uma falta de um neurotransmissor chamado hipocretina. O tratamento pode incluir medicamentos estimulantes, mudanças no estilo de vida e/ou terapia cognitivo-comportamental.
     
  • Parassonias: As parassonias são distúrbios do sono em que a pessoa apresenta comportamentos anormais durante o sono, como falar, andar ou comer enquanto ainda está dormindo. O tratamento pode incluir mudanças no estilo de vida, como evitar álcool e drogas, ou medicamentos prescritos por um médico.

É importante lembrar que os distúrbios do sono podem variar amplamente em gravidade e causa, e é importante aconselhamento médico especializado estiver a sentir dificuldades para dormir se se sentir sonolento durante o dia.


Com a liderança do médico Prof. Dr. Miguel Meira e Cruz, oferecemos soluções eficazes para os vários problemas relacionados com o sono.




Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização