Olá,
neste artigo vamos falar sobre a importância da saúde oral durante a gravidez e dar alguns conselhos para cuidar dos seus dentes e gengivas neste período tão especial.
A saúde oral é fundamental para a sua saúde geral e também para a do seu bebé. Durante a gravidez, o seu organismo passa por várias mudanças hormonais que podem afetar a sua boca. Por exemplo, pode ter mais sensibilidade nas gengivas, sangramento ou inflamação (gengivite) ou até mesmo o aparecimento de lesões vasculares edematosas nas gengivas (epúlides gengivais gravídicas).
Estes problemas podem aumentar o risco de ter um parto prematuro ou um bebé com baixo peso à nascença. Além disso, as cáries ativas podem favorecer a transmissão de bactérias nocivas ao seu bebé. Por isso, é muito importante que mantenha uma boa higiene oral e que visite o seu dentista regularmente durante a gravidez.
Aqui ficam alguns conselhos para prevenir e tratar os problemas de saúde oral na gravidez:
- Marque uma consulta com o seu dentista antes de engravidar ou assim que souber que está grávida. Assim, poderá fazer uma avaliação do estado da sua boca e corrigir qualquer situação que possa complicar-se durante a gestação. Evite intervenções muito invasivas no primeiro trimestre da gravidez. No entanto, se tiver alguma situação de urgencia durante este periodo, o problema deve ser tratado de imediato. Se necessário, poderá prescrever-lhe antibióticos seguros para tratar qualquer infeção bacteriana.
- A administração de anestesia oral local é perfeitamente segura. Tal como a execução de exames radiograficos intra-orais pois são tomadas determinadas percauções ao fazer o exame.
- Escove os dentes pelo menos duas vezes por dia com uma pasta dentífrica com flúor. Use também o fio dentário ou escovilhões para limpar entre os dentes. Faça uma escovagem suave mas eficaz, sem esquecer as gengivas.
- Evite comer alimentos doces ou pegajosos entre as refeições ou antes de dormir. Estes alimentos favorecem o aparecimento de cáries e placa bacteriana. Prefira uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes essenciais para o desenvolvimento do seu bebé.
- Combata os ambientes ácidos na boca. Se tiver vómitos frequentes, bocheche com água e use um elixir oral com flúor depois de vomitar. Isto ajuda a neutralizar o pH da boca e a proteger os seus dentes de erosões.
- Faça consultas regulares com o seu dentista durante a gravidez. O seu dentista poderá fazer uma limpeza profissional dos seus dentes (destartarização) e verificar se há sinais de cáries, gengivite ou outras doenças orais. Peça ao seu médico do Centro de Saúde a emissão de um Cheque-Dentista de Grávidas;
- Não ignore os sintomas de problemas orais na gravidez. Se sentir dor, sangramento, inchaço ou alterações na cor ou forma das suas gengivas, procure ajuda do seu dentista o quanto antes. Quanto mais cedo for diagnosticado e tratado um problema oral na gravidez, melhor será para si e para o seu bebé.
- Cuide da sua saúde oral também depois do parto. Continue a visitar o seu dentista regularmente e mantenha os bons hábitos de higiene oral em casa. Lembre-se que a sua saúde oral pode influenciar a saúde oral do seu filho desde cedo.
Espero que este artigo tenha sido útil para si e que tenha ficado mais informada sobre a importância da saúde oral na gravidez. Se tiver alguma dúvida contacte-nos
Até à próxima!
Com a liderança do médica-dentista Drª Bárbara Fernandes oferecemos soluções eficazes para os vários problemas relacionados com a saúde oral na Grávida
|